O preenchimento de mãos surge como alternativa para quem deseja restaurar a aparência jovial dessa parte do corpo. Afinal, um dos aspectos normais do processo de envelhecimento diz respeito justamente às mãos, que ficam constantemente expostas aos raios solares.
Com isso, a região é propensa ao aparecimento precoce de rugas e manchas, além de esvaziamento dos espaços dorsais, expondo mais as veias e tendões.
Embora a aparência das mãos não seja um problema de saúde, é comum que, com o tempo, ela acabe incomodando as pessoas mais vaidosas. Para alguns, as mãos de fato “entregam a idade”. É nesse contexto que surgem os tratamentos estéticos para dar a elas um aspecto mais jovial.
O preenchimento é um deles.
Geralmente feito através do uso de substâncias como hidroxiapatita de cálcio e ácido hialurônico, o preenchimento das mãos serve para reparar os incômodos e recuperar o volume que possa ter sido perdido, na região, com o passar do tempo.
A partir dele, o dorso das mãos tende a ficar mais “limpo”, com aparência mais jovem. A pergunta que muitos pacientes me fazem, no consultório, é se esse tratamento vale a pena. A resposta é: sim, principalmente se o aspecto se tornar um incômodo muito grande.
O que é um preenchimento de mãos?
Um preenchimento, de forma geral, é um procedimento em que o médico dermatologista injeta o ácido hialurônico e/ou hidroxiapatita de cálcio.
Ele é feito para devolver volume às regiões onde a aplicação é feita, retardando o processo de envelhecimento natural. Ao realizar um tratamento desse tipo, é possível amenizar (ou prevenir) questões que podem incomodar na aparência, como é o caso do surgimento das rugas.
Por esse motivo, ele é comumente adotado para regiões do rosto e das mãos, em que, frequentemente, nota-se, em maior evidência, os fatores do envelhecimento.
No preenchimento das mãos, o processo começa com a avaliação de necessidade em cada caso, para garantir que o procedimento não seja feito à revelia, e sim para para obter um padrão de harmonia sem comprometer as funções básicas dessa partes do corpo.
Nessa análise, além das queixas do paciente, considera-se o estágio de envelhecimento, a idade e o tipo de pele.
Como o preenchimento de mãos é feito?
O procedimento de preenchimento das mãos é bem simples e deve ser realizado em um consultório dermatológico.
Primeiramente, é feita a anestesia local, e as mãos são preparadas com algumas soluções para limpá-las e higienizá-las. Em seguida, alguns furos pequenos são feitos no dorso para a injeção das substâncias do preenchimento, na camada superficial e intermediária da mão.
Não há necessidade de cortes ou pontos. Assim, seguindo algumas recomendações, como evitar a exposição solar e segurar peso, por exemplo, o paciente pode retomar sua rotina imediatamente.
Os preenchedores utilizados no processo podem ser de ácido hialurônico, bioestimuladores da produção de colágeno e/ou hidroxiapatita de cálcio. A escolha vai ser feita a partir da decisão clínica do médico, visto que a substância utilizada pode interferir na duração dos efeitos do tratamento.
Nesse contexto, o ácido hialurônico tem efeitos bastante positivos. Contudo, podem ser que os resultados sejam temporários, em relação a outras substâncias, já que, com o tempo, ele é reabsorvido pela pele.
A aplicação de hidroxiapatita de cálcio preenche o volume perdido nas mãos, que causa a exposição dos tendões e vasos. Essa substância também estimula a produção local de colágeno.
Peeling e luz pulsada no tratamento combinado para o rejuvenescimento das mãos
Para que os resultados atendam de forma precisa às queixas do paciente, o procedimento escolhido pode ser combinado a outros tratamentos dermatológicos. Bons exemplos dessa complementação podem ser vistos no peeling e na luz pulsada.
Ambos podem potencializar o rejuvenescimento das mãos e, principalemnte, colaborar com o desaparecimento das manchinhas de sol presentes na região.
Sendo assim, se a aparência das suas mãos é algo que está te incomodando, que tal conversar com um profissional qualificado sobre isso? Agende sua consulta com o Dr. Pedro Secchin para avaliar seu caso e, a partir dele, indicar o melhor tratamento.