A harmonização facial é um procedimento estético cada vez mais procurado por permitir a correção de pequenas assimetrias e insatisfações com a aparência do rosto.
Um de seus destaques é que ela não consiste em uma técnica específica, mas sim é uma abordagem com diferentes procedimentos que serão avaliados de acordo com as necessidades e desejos do paciente.
Dessa forma, a técnica pode ser empregada em pacientes com demandas diferentes como rugas na testa ou assimetrias no maxilar, por exemplo.
Por ser relativamente recente, a harmonização ainda está imersa em diversas dúvidas que fazem surgir mitos sobre o método que deixam os pacientes inseguros quanto a realização da técnica.
Para te ajudar, confira quais são os mitos e verdades sobre a harmonização facial
A harmonização facial pode substituir a cirurgia plástica? ÁS VEZES
A harmonização facial pode substituir as pequenas cirurgias plásticas no rosto que são mais comuns, como a rinoplastia, já que melhora o contorno do nariz e a mentoplastia, pois aumenta e contorna a área do queixo. A grande diferença é que a harmonização facial é um procedimento estético minimamente invasivo, enquanto a cirurgia plástica é realizada a partir de suturas profundas, que levam mais tempo para cicatrizar.
As características do rosto mudam completamente? MITO
A harmonização facial consiste na combinação de técnicas para deixar a beleza natural ainda mais evidente, valorizando pontos positivos da face e minimizando e atenuando pontos negativos. Isso indica que as mudanças conquistadas a partir do procedimento não são capazes de modificar as características do paciente, apenas realçar traços e corrigir problemas que, normalmente, surgem com a idade.
A harmonização facial tem efeito lifting? VERDADE
A harmonização facial funciona como lifting sem corte, que além de ser minimamente invasivo, é responsável pelo levantamento dos tecidos da face e pela bioestimulação de colágeno e ácido hialurônico, o que ajuda na definição dos contornos, no rejuvenescimento facial, na hidratação da pele, no preenchimento labial e acentua a beleza natural. Outro procedimento que pode ser inserido na harmonização facial e influencia diretamente no efeito lifting é o fio de sustentação.
O processo de aplicação é incômodo e dolorido? MITO
A aplicação dos preenchedores de ácido hialurônico pode ser realizada com anestesia local e é minimamente invasiva, portanto, o paciente não sente qualquer dor ou incômodo durante o processo. Já a toxina botulínica é aplicada sem anestesia, para não interferir na qualidade do procedimento. Porém, é utilizada uma agulha muito fina, para minimizar qualquer tipo de sensação dolorosa e também a possibilidade de formação de equimoses.
Os resultados são temporários e reversíveis? VERDADE
Todos os procedimentos realizados em uma harmonização facial completa, são totalmente reversíveis e têm duração média de um ano e meio a dois anos, dependendo do produto utilizado.
A pele fica esticada e com uma aparência artificial? MITO
Esse é um possível efeito colateral das cirurgias plásticas e do lifting cirúrgico, porém, todos os procedimentos da harmonização facial funcionam como um lifting sem corte e utilizam técnicas minimamente invasivas de aplicação, utilizando somente produtos que são rapidamente absorvidos pelo organismo, evitando que a pele pareça esticada.
Todo mundo pode fazer a harmonização facial? VERDADE
Os procedimentos de harmonização facial podem ser realizados por qualquer pessoa maior de 18 anos que deseja ter um rosto mais simétrico e harmônico, seja homem ou mulher, jovem ou madura. Os benefícios do procedimento podem ser sentidos por pessoas que buscam corrigir problemas relacionados a acne, olheiras, rugas, marcas de expressão, assimetria, entre outros.
A harmonização facial faz o rosto perder a sensibilidade? MITO
Todos os procedimentos que fazem parte da harmonização facial, como a aplicação da toxina botulínica, dos preenchedores faciais e dos fios de sustentação não causam qualquer reação relacionada à sensibilidade, já que são aplicadas apenas na superfície da face. O importante é se certificar de que o profissional que está realizando o procedimento é totalmente capacitado e que os produtos são de qualidade.
O processo de recuperação do paciente é rápido e indolor? VERDADE
O processo de recuperação de todos os procedimentos da harmonização facial é muito rápido, o tempo de recuperação varia muito de um paciente para outro. Caso tenha ocorrido ruptura de vaso durante o procedimento, a área pode apresentar um pouco de vermelhidão nos três primeiros dias, além disso, o paciente pode sentir um pequeno incômodo, dependendo da extensão da área tratada, mas é bem tranquilo.
Venha se consultar com o Dr. Pedro Secchin, médico dermatologista e com experiência na área de tratamentos estéticos. Agende sua consulta para batermos um papo sobre suas expectativas.