A maternidade altera completamente o corpo feminino, como o objetivo de nutrir outro ser que ali se desenvolve ao longo da gestação.
E esse é só o começo: muitas transformações ainda ocorrem no corpo (e na vida) da mulher após o nascimento do bebê. Entre trocas de fraldas e amamentação, se olhar no espelho pode ser doloroso para algumas, já que não há o reconhecimento imediato do corpo como ele era antes da gravidez.
A mudança no corpo da mulher é quase sempre inevitável – emesmo as adeptas da malhação passam por uma série de desconfortos, principalmente relacionados à flacidez.
Pós-parto: o que muda no corpo?
A mãe experimenta uma série de modificações físicas no pós-parto. Depois de todo o trabalho que o corpo teve para abrigar um novo ser,o foco agora é se reorganizar para voltar ao lugar. Falamos disso literalmente! Não só a pele, mas vários órgãos também se mexeram durante a gravidez e, agora, precisam voltar para sua “posição inicial”.
Tanto hormônio e estresse envolvido, é comum os seios ficarem mais volumosos, por causa do aleitamento. A barriga também é afetada, como se o bebê ainda estivesse ali. O útero ainda leva um tempo para voltar ao tamanho normal. Então é ter calma, equilibrar a dieta e praticar atividade física – assim que o médico liberar.
O que ocorre é que, durante a gestação, a pele fica bem esticada, e a queixa recorde das mulheres no pós-parto é a flacidez.
Melhores tratamentos para flacidez pós-parto
A flacidez ocorre pela perda de elasticidade e firmeza da pele. Essa queixa, tão comum no meio estético, é um processo natural de envelhecimento, mas pode ser agravada pela genética e hábitos de vida, como tabagismo e exposição ao sol, além da perda excessiva de peso após gravidez ou cirurgia bariátrica.
O cenário parece meio desanimador, até porque a flacidez pode causar outros incômodos, como celulite, rugas e ressecamento, além de mexer muito com a autoestima da mulher.
Mas nada disso é motivo para entrar em desespero. O avanço da medicina traz modernos tratamentos estéticos que nos permitem melhorar a firmeza da pele no pós-parto.
Vamos a eles?
Bioestimuladores de colágeno
Esse tratamento consiste na aplicação de substâncias injetáveis (Sculptra® e o Radiesse®) capazes de aumentar a produção do colágeno natural. Ele confere efeito rejuvenescedor e melhora na flacidez. Além de terem outras finalidades, como a diminuição das cicatrizes de acne e diminuição de rugas.
Os ativos são totalmente absorvidos pelo organismo e podem ser injetadostanto no abdome, como na face, pescoço, braços, coxas e glúteos.
Ultrassom micro e macrofocado
O ultrassom micro/macrofocado atua provocando pontos de microcoagulação, estimulando a produção de colágeno nos níveis mais profundos da pele, tratando a flacidez.
No tratamento corporal, ele reduz flacidez e gordura localizada, pois a tecnologia destrói as células adiposas e aumenta os níveis de colágeno.
Quando aplicada no rosto, a técnica melhora a produção de colágeno da região e proporciona efeito lifting facial sem cirurgia, dando firmeza à pele, abrindo o olhar e definindo os contornos da mandíbula.
Luz intensa pulsada
A luz pulsada é um recurso aplicado por meio de um feixe de luz com característica policromática que promove eficácia também o aumento da produção de colágeno,melhora a textura e elasticidade da pele, além das estrias do pós parto.
Para potencializar os resultados, faça exercícios físicos, beba água e controle a alimentação no pós-parto, de acordo com a recomendação dos especialistas que te acompanham.
Já se quiser checar a possibilidade de fazer tratamento estético para diminuir a flacidez, agende uma consulta com o Dr. Pedro Secchin. Estamos te aguardando!