Dr. Pedro Secchin | CRM SP: 195965 | RQE: 73850

HomeDúvidas dos PacientesDermatologiaO que é peeling e para que serve?

O que é peeling e para que serve?

A palavra peeling é originada do inglês to peel, que significa descamar ou descascar. O objetivo do procedimento, que é um método seguro e eficaz, é renovar as células da pele por meio da descamação, além de ser um dos procedimentos estéticos mais procurados no Brasil.

O peeling para pele é um tratamento não invasivo muito eficaz para rugas, manchas, marcas de expressão, cicatrizes de acne e até mesmo para controle da oleosidade. Este protocolo pode ainda reverter alguns quadros, como perda de elasticidade e sinais de envelhecimento precoce. Consulte seu dermatologista para saber o tipo de peeling que sua pele necessita.

Quais são os tipos de peeling?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o procedimento pode ser de dois tipos: o peeling químico ou físico. O peeling físico se dá por meio de agentes que induzem a descamação mecânica, desde pequenos equipamentos e cremes abrasivos até aparelhos que realizam uma microabrasão na pele por fluxo de cristais – peeling de cristal – ou de pontas de diamantes – peeling de diamante. Alguns dos benefícios podem ser observados logo após uma única aplicação.

Já o peeling químico é feito com a aplicação de agentes químicos, como os ácidos Salicílico, Glicólico e Retinoico, por exemplo, que removem as camadas superficiais da pele para que depois ela se regenere com uma aparência melhor. Eles são utilizados para a atenuação de rugas, manchas e também no auxílio do tratamento de cicatrizes de acne.

Quais os benefícios do peeling e como ele age?

Diferentes tipos de peeling para pele podem agir de maneiras distintas. Por isso, se você tiver dúvida do método mais apropriado para você, deve procurar um dermatologista, que é o profissional capaz de identificar sua necessidade e indicar o peeling mais adequado. Os procedimentos podem agir de maneira superficial, média ou profunda.

O peeling superficial atinge apenas a epiderme e é indicado para o tratamento de manchas e melasma, além de prevenir cravos e espinhas. Já o peeling médio é indicado para amenizar rugas e marcas mais profundas. Muito eficaz para peles maduras e na correção de sinais de acne. O peeling profundo é feito em clínicas médicas, com anestesia e o acompanhamento necessário para garantir que a química utilizada não caia na corrente sanguínea do paciente e também para que ele não sinta dor durante o procedimento.

Um bom peeling diário, que atua na camada superficial, é capaz de reduzir manchas, rugas, sinais e lesões, o que melhora a aparência da pele.

Cuidados antes e após o peeling

Alguns tipos de peelings para pele requerem cuidados prévios que podem interferir diretamente nos resultados finais do procedimento, então preparamos algumas dicas de cuidados antes e após o peeling.

Durante o tratamento, o uso do protetor solar é mais do que obrigatório. Lembre-se que o peeling vai afinar a pele e deixá-la mais exposta aos raios solares e, por isso, a proteção é indispensável. Neste período, dê preferência a protetores solares para peles sensíveis.

Após o peeling, utilize sabonetes neutros nos primeiros dias depois do procedimento e não esqueça de manter sua pele hidratada.

Venha se consultar com o Dr. Pedro Secchin, médico dermatologista e com experiência na área de tratamentos estéticos. Agende sua consulta para batermos um papo sobre suas expectativas.

Todos os direitos reservados – 2022
CRM SP: 195965 | RQE: 73850 

Rede Social

Jardins

Alameda Campinas, 728 – Sala 901
Jardim Paulista – São Paulo – 01404-200

Fill the form

Drop us a line

Fill in this form or send us an e-mail with your inquiry.

Or come visit us at:

301 Howard St. #600
San Francisco, CA 94105